Atualmente existem diversos tipos de motos no mercado. Para muitas pessoas ter uma moto na garagem é sinónimo de realização pessoal, satisfação e liberdade; para outras é simplesmente uma ferramenta de trabalho ou uma alternativa para se deslocar de maneira mais rápida e económica, principalmente em grandes cidades.
Para quem utiliza ou gosta deste tipo de veículo, seja para lazer ou trabalho, não faltam opções de compra para os objetivos que motivam a aquisição de uma.
Por esse motivo é vantajoso saber distinguir os tipos de motos e qual escolher para a finalidade que tem em mente.
Iremos agora apresentar quais os principais tipos e as suas características principais.
É uma moto perfeita para que se desloca dentro da cidade e que não precisa de tanta potência. A scooter é um dos tipos mais simples, mas contém vantagens como a fácil pilotagem e de baixíssimo custo de manutenção, para além de ser bastante económica.
A principal característica deste tipo de moto é a sua posição ao conduzir. Neste tipo de moto, o condutor vai sentado e com os pés sobre o assoalho, para além de ter um compartimento interno onde é possível guardar o capacete e serem equipadas com mudanças automáticas.
As motos do tipo street foram pensadas para as necessidades do dia a dia da cidade, oferecendo bom equilíbrio entre potência, mobilidade e economia. Em prática, este é o tipo de moto mais comuns na rua.
Em geral, as motas do tipo street têm motores com potências que variam entre 100 e 250 cilindradas e são equipadas com mudanças manuais. Além disso têm poucos acessórios, priorizando o essencial no dia a dia.
São motos com um visual mais diferenciado e personalizado. Este tipo de moto é caracterizado pelo seu design próprio, com garfos dianteiros bem longos e uma posição de condução mais baixa e com os braços mais estendidos.
Geralmente as choppers são equipadas com motores mais potentes do normal, com um som mais forte e característico. No entanto, o seu design não permite que atinjam grandes velocidades.
Este tipo de moto é ideal para o lazer, já que não são tão fáceis de manobrar e de se utilizar no dia a dia, para além de apresentar um custo de manutenção mais elevado.
Este tipo de mota é dito como o mais indicado para o uso urbano diário e para viagens curtas devido ao seu conforto, potência e segurança.
São parecidas às motas desportivas, mas diferenciam-se por não serem equipadas com carenagens grandes e por oferecerem uma posição de pilotagem mais confortável. Para além disto costumam apresentar potência de média e alta cilindrada dependendo do modelo, mas abaixo de uma moto sport.
É uma moto de alta cilindrada, de estrutura larga e pesada que são ideais para viagens mais longas, tanto em terrenos pavimentados quanto em terrenos mais acidentados.
Este tipo de moto costuma ter valores mais elevados, pois oferece mais tecnologias e acessórios, para além de que exigem uma maior habilidade por parte do piloto.
Os modelos off road são os mais indicados para quem gosta de aventuras fora da estrada. São motos totalmente projetadas para condições extremas, oferecendo muita resistência e durabilidade. Este tipo de moto é capaz de superar obstáculos e valas, de saltar e de rodar em terrenos acidentados. São motos mais leves e simples, sem muitos acessórios e tecnologia.
As motos touring são indicadas para quem gosta de viajar de moto e precisa levar bagagem. Estas oferecem muito mais conforto e segurança na condução, são motos de estrutura grande, pesadas e com bastante espaço para acomodação de bagagem e equipamentos.
São usadas especialmente por viajantes de longas distâncias, que necessitam de muita potência, estabilidade e espaço para levar bagagens e um passageiro. Têm um custo muito mais elevado, no entanto oferecem muita tecnologia e segurança.
Este é o tipo mais indicado para quem gosta de velocidade, visto que oferece alta potência, performance e muita segurança, já que são projetadas para pistas. As principais características destas motos são a alta cilindrada e a posição de condução mais inclinada. Além disto são motos com pneus e carenagens largas e um motor com ruído elevado. Estas motos exigem muita habilidade na condução, mesmo em baixas velocidades.